Registro casamento civil

Meninas, dei entrada no casamento Civil.

Olha a fotinha!!

Vou contar tudo que eu sei para tentar facilitar a vida de vocês.

Escolhi o casamento civil com Juiz de paz. No cartório que eu fui (504 sul) tem uma juíza super requisitada. Nunca vi uma cerimônia dela, mas dizem que é muito boa e é super recomendada. O nome dela é Dra Eunice. Tentei solicita-la mas ela não tinha mais minha data disponível, acabei com a Dra Vera Shirley, falaram que ela é muito boa também, mas como eu chamei um pastor para fazer a parte religiosa, não estou muito preocupada com isso.

Para dar entrada no Cartório é super simples. Primeiro, se você quiser juiz de paz, é bom ir no cartório específico daquele que você gostaria que celebrasse a sua cerimônia. Escolhido o cartório que pode ter esse princípio ou no caso do casamento civil simples, o critério pode ser comodidade, ou seja, o cartório com esse efeito mais próximo da sua futura casa.

Com Juiz de paz é necessário 4 testemunhas (duas de cada lado) e para o comum são necessárias somente duas testemunhas.

Cada uma das testemunhas deverá levar RG e CPF originais e os noivos devem levar certidão de nascimento e CPF (original e cópia).

Assim que você chegar no cartório, terá um computador onde você preencherá todas as informações, são muitas. É nesse momento que você escolhe o seu nome de casada. TENSO!

Eu vou trocar meu nome, ficará Nayara Mendes Rodrigues Leite, meu noivo manterá o nome dele.

Dica: antes de ir dar entrada, certifique-se que todos os documentos estão em perfeito estado de conservação. No meu caso a certidão de nascimento minha foi rejeitada por estar muito antiga e a do meu noivo porque o nome do pai dele estava no feminino,estava Francisca gente, acreditam?Rs

O processo é razoavelmente rápido, o negócio mesmo é só a fila do cartório.

Após fazer esse cadastro online, você é chamado, leva esses documento que citei a cima e eles fazem a documentação. Nessa documentação as testemunhas assinam, vocês assinam e prontinho. No caso do Juiz, nesse momento eles pegam a agenda e marcam a sua datinha na hora.

Nem adianta tentar ligar lá e ver agenda de juiz preliminarmente, eles não passam, e mesmo que passem, nada garante que não chegará um casal no mesmo dia e marcará na sua data. Por tanto, vejam isso com antecedência. Você pode dar entrada até 90 dias antes.

Ah, claro, os custos!!

Pro casório com o Juiz o valor foi de R$ 613,00 reais. Confesso que o comum eu não saberei dizer exatamente, mas se não me engano é R$ 145 e alguma coisinha.

 

5 pensamentos sobre “Registro casamento civil

  1. Que lindo amiga, to tão feliz!!!
    Mas iae, qual vai ser o dia do casório mesmo no cartório?

    Bjoo!

    Ahh vc tem que conhecer meu cantinho, acho que no próximo fds rolará o chá ❤
    Te amo!

Deixe um comentário

